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SAIBA O PASSO A PASSO PARA AUMENTAR SUAS VENDAS

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SAIBA O PASSO A PASSO PARA AUMENTAR SUAS VENDAS

O principal desejo de qualquer vendedor ou qualquer profissional da área comercial é o de aumentar suas vendas, seja vendendo mais para carteira de clientes que já possui ou aumentando a base, adquirindo novos clientes. Por isso, vamos apresentar a seguir o passo a passo para você enfim conseguir mais êxito em suas vendas.

O primeiro passo é se preparar para as vendas, conhecendo bem seu produto ou serviço. Nessa fase você deve saber as características, benefícios e vantagens de seu produto ou serviço para assim transmitir ao seu potencial cliente.

Além disso, também é necessário conhecer seu mercado e seu segmento, estar por dentro das novidades e tendências, além de conhecer o perfil dos seus concorrentes. Após esse levantamento, você deve traçar estratégias para se destacar dos seus concorrentes e atrair seus clientes.

O segundo passo é a abordagem, ou seja, a comunicação com seu cliente. Seja cordial, trate-o pelo nome, estabeleça uma conexão. Uma boa comunicação é composta de um bom conteúdo, emoção, uma voz potente, conhecimento do perfil do seu ouvinte (cliente) e naturalidade. Mostre a ele que sua empresa tem diferencial, seja rápido, claro, evite gírias e deixe o atendimento o mais humanizado possível.

O passo seguinte é a sondagem. Você estabeleceu o contato com o cliente, agora é a hora de descobrir não somente o que ele quer, mas o que ele precisa. É fundamental que os vendedores saibam fazer as PPV’s (perguntas poderosas de vendas) pois são através delas que são identificadas as necessidades, desejos, anseios e qual produto é mais adequado a cada cliente. Afinal, o bom vendedor sabe que, para fechar uma venda, não é vender o que o cliente quer, mas o que ele precisa, com foco na solução do problema.

O último passo é enfim o oferecimento do produto. O foco é a oferta persuasiva, em que o vendedor apresenta o produto, a empresa, as condições de pagamentos, os clientes que já compraram e que podem servir como referência para assim adquirir a confiança do potencial comprador. Aqui ele também trabalha a comunicação, mas com foco em convencer o cliente e aplicando gatilhos mentais. Diante disso, é importante que o vendedor elimine as seguintes frases:

“Esse produto é o melhor do mercado” – Motivo:  transmite ar de soberba.

“Você está errado” – Motivo: transmite arrogância.

“Não sei” – Motivo: passa impressão de despreparo.

“ Bem-vinda, amiga” (ou querida, ou flor, ou qualquer apelido) – Motivo:  força intimidade que nem todos gostam.

“ Sou novo aqui” – Motivo: transmite insegurança.

”Quanto você quer gastar?” – Motivo: pode causar constrangimento ao cliente.

Para você ficar preparado para negociar com qualquer cliente, confira em nosso site o nosso treinamento de vendas e participe da próxima turma!

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